domingo, 29 de julho de 2012

Marius Petipa

Assim como a cidade de São Petesburgo , o ballet russo foi intensamente influenciado por estrangeiros. O Ballet foi primeiramente introduzido na Rússia pelo Czar Alexis Mikhailovich (1672-1725), o segundo líder Romanov, em suas festividades de casamento. Pedro, o Grande (1672-1725) perpetuou a arte por importar danças do oeste e ensiná-las às suas cortes. Os comandantes seguintes continuaram a dar atenção ao ballet, e este foi patrocinado pela aristocracia e o governo. Charles-Louis Didelot (1767-1837), também chamado de pai do ballet russo, foi convidado para São Petersburgo por Paulo I, onde ele criou ballets que eram livres da normalidades do estilo barroco.
Marius Petipa chegou na Rússia em 1847, após o diretor do Teatro Maryinsky oferecer a posição de primeiro bailarino e um salário de 10,000 francos por ano. Ele permaneceu ali pelo resto da vida. Trabalhou sob supervisão de Jules Perrot por 15 anos. Petipa revestiu a arte que havia estagnado nas demonstrações virtuosas da técnica clássica apresentada sem um conteúdo dramático. Sob sua direção artística, a Rússia se transformou no país-líder do ballet. Ele mesmo coreografou aproximadamente 60 peças e construiu o repertório da compania Russa.
Como coreógrafo, Petipa deu muito de sua atenção às passagens de solistas, marcando cada passo para suavizar as capacidades de seus bailarnos e conscientemente esculpindo os bailarinos à forma estrutural da música. Trabalhando com colaboradores de primeira classe como Tchaikovsky, Petipa foi mais que capaz de coreografar obras-primas que são executadas até hoje. Ele acreditava em dançar por amor à essa arte.

Como instrutor da Escola Imperial, Petipa aumentou os estandartes para a técnica da dança e coreografias na Rússia à novas alturas. Ele atingiu o grau de coreógrafo em 1890. Sua produção de A Bela Adormecida foi um sucesso estrondoso, seguido de grandes trabalhos como Dom Quixote, La Bayadère e Zoraya. Também vieram Cinderella, uma versão completa de O Lago dos Cisnes, Raymonda e Harliquinade, entre outros. A Bela Adormecida permanece como o ponto mais alto da união de Tchaikovsky e Petipa; é o apogeu do Ballet Clássico Russo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário